sábado, 30 de novembro de 2019

Road To Skywalker (74/100) - Cristais Kyber


Os cristais kyber, também conhecidos como kyber, e em templos sagrados como kaibuur, são cristais que dão a força para os sabres de luz. Os cristais podem ser usados tanto pelos Jedi quanto pelos Sith na construção de seus sabres. Sintonizados com a Força, podiam crescer na natureza e ser encontrados em diversos planetas.

Os Jedi podiam encontrar esses cristais em planetas e alguns templos, como visto nas séries animadas The Clone Wars e Rebels. Na primeira, Padawans precisavam ir ao planeta Ilum, como parte de seu treinamento para se tornarem Jedi. Lá, eles passavam por desafios pessoais, para assim poderem conseguirem seus cristais e assim construir seus sabres. Já na segunda, Ezra vai até o Templo Jedi de Lothal, e passa por algo semelhante, conseguindo o cristal que daria a força ao seu sabre de luz.

Os Sith, entretanto, para conseguirem usar o cristal kyber - algo que tinha afinição natural com o lado luminoso - precisam fazer um cristal sangrar, fazendo-o ganhar a sua coloração avermelhada. Em outros casos, quando um Jedi caía para o Lado Sombrio, ele deveria passar pelo mesmo processo, onde ele fazia seu próprio cristal sangrar.

Os cristais kyber não eram somente utilizados para os sabres de luz: eles também eram usados como fonte de poder para superarmas. Uma das maiores superarmas no período imperial, a Estrela da Morte, usava cristais kyber para focar o disparo realizado por um reator de hipermatéria. A Primeira Ordem, se utilizando das ideias do Império Galáctico, também utilizou de um planeta rico em cristais kyber para ser a Base Starkiller, a culminação final da evolução das pesquisas em translações de energia e túneis de hiperespaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário