sábado, 30 de novembro de 2019

Road To Skywalker (76/100) - Nova República


Também conhecida simplesmente como a República, ela era um governo galáctico democrático composto de vários mundos membros espalhados por toda a galáxia e era a restauração da República Galáctica, um estado democrático que governou a galáxia por um milênio até a ascensão do Império Galáctico no final das Guerras Clônicas. Ao invés de fixar sua capital a Coruscant, o assento histórico de governo, cada mundo membro teria sua chance de abrigar o recém restaurado Senado Galáctico em uma política de rotação. A primeira capital da Nova República foi Chandrila; um mundo localizado nos mundos nucleares, como Coruscant, também era o mundo natal da Chanceler Mon Mothma, a primeira chefe de estado do novo governo. Aproximadamente três décadas após a formação da República, o mundo cosmopolita de Hosnian Prime abrigava o Senado.

Com a morte do Imperador Palpatine na Batalha de Endor, a Aliança Rebelde cumpriu seu mandato em se reorganizar na Nova República. Modelada nos princípios de sua predecessora, a República esforçou-se para enterrar a Nova Ordem de Palpatine ao restaurar a democracia depois de uma era de comando Imperial. A República, no fim, venceu a Guerra Civil Galáctica; depois da Batalha de Jakku, o Império formalmente se rendeu ao assinar o tratado de paz conhecido como Concordância Galáctica. Com a guerra finalizada e o Império dissolvido em vários remanescentes controlados por diversos chefes de guerra – enquanto um governo provisório e sem poder era instalado em Coruscant – as forças armadas da República foram significativamente reduzidas através do Ato de Desarmamento Militar. Como resultado, a República promoveu o treinamento de forças de defesa planetárias para segurança, assim como um programa de reconstrução para os mundos que foram afetados pela guerra. Até mesmo no ápice de seu poder, a República era somente uma fração de tamanho quando comparada a seus predecessores e dependia de políticas igualitárias para permanecer em termos amigáveis com sistemas estelares neutros.

Alguns remanescentes Imperiais brevemente ocuparam uma ala nas políticas da República, mas eventualmente se separaram do governo nascente para estabelecer a Primeira Ordem, uma junta militar que secretamente ascendeu ao poder nas Regiões Desconhecidas. Apesar de avisos da Senadora Leia Organa, que olhava com suspeita a Primeira Ordem, seus colegas – alguns dos quais apoiavam a Primeira Ordem – rejeitaram qualquer ação que levaria a guerra fria a uma nova guerra galáctica. Mesmo com a República não querendo confrontar diretamente a Primeira Ordem, o General Armitage Hux acusou a República de apoiar secretamente os inimigos da Primeira Ordem, a Resistência. Usando tal fato como justificativa, ele ordenou o disparo de teste da superarma Starkiller, resultando na destruição do sistema Hosnian, incluindo Hosnian Prime junto com o Senado e a frota de guarda da Nova República. O status quo da galáxia foi irrevogavelmente mudado devido ao Cataclismo Hosnian, fazendo muitos mundos obedecer a Primeira Ordem devido ao medo enquanto outros apoiavam publicamente o novo regime, desejando mais segurança. Após o colapso da Nova República, a Resistência jurou que a República renasceria novamente, até mesmo quando a Primeira Ordem tomou controle militar por toda a galáxia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário