quarta-feira, 27 de novembro de 2019

De Um Certo Ponto de Vista - Histórias na Areia


“Não havia um Jawa em Tatooine que não acreditava, com todo coração, que havia mais na areia abaixo deles do que nos céus acima”.

Histórias na Areia é uma história da antologia “De Um Certo Ponto de Vista”. Escrita por Griffin McElroy, ela foca no ponto de vista de um Jawa chamado Jot, que é encarregado de apagar o núcleo de memória de R2-D2 antes de ele ser vendido para fazendeiros de umidade.

No Oeste do Mar das Dunas do planeta de Tatooine, o Jawa Jot sonha com naves estelares no andar mais elevado do sandcrawler de seu clã. Jot havia descoberto o compartimento por acidente ao estar trabalhando em um turno dentro do maquinário, separando os dejetos metálicos que o sandcrawler colocava para dentro através de sua poderosa boca magnética. Jot considera tal compartimento como seu esconderijo, acessado por ele por ser pequeno, até mesmo para alguém de sua espécie.

Dentro de seu espaço seguro, Jot observa imagens passadas pelo Narrador, um astromecânico modificado com um segundo cérebro. Jot havia encontrado o Narrador durante uma caçada sucateira. Jot é particularmente fascinado pelas imagens do antigo dono do Narrador, um caçador de recompensas que morreu quando sua nave caiu em Tatooine. Ao longo dos tempos, Jot desenvolve o hábito de pegar núcleos de memórias de outros droides que os Jawas haviam pego para tocar o que estava gravado neles antes de ele deletar os dados.

Snatcher, um membro do clã de Jot, adquire um droide astromecânico da série R2 nos cânions ao redor de Mos Eisley. Esse droide era, na verdade, R2-D2, que era parte da delegação da Princesa Leia Organa. Seguindo sua rotina comum, Jot carregou o núcleo de memória no Narrador para ver a história do droide. Jot presenciou vários momentos chave da história operacional de R2-D2, incluindo reparos efetuados na nave da Rainha Padmé Amidala, correndo pelas fábricas de droides em Geonosis, o casamento de Padmé e Anakin Skywalker, e as batalhas das Guerras Clônicas. Jot estava mistificado e extasiado. Ele então viu a mensagem da Princesa Leia para Obi-Wan Kenobi.

Mesmo não entendendo o básico, Jot sentia que o droide tinha um papel especial para desempenhar na história. Decidindo participar ao invés de ser um passivo observador da história, Jot ejeta o núcleo de memória intacto de R2 e secretamente o instala de volta no droide. Jot resolve, no dia seguinte, liderar um time de sucateiros e encontrar uma nave ou em Mos Eisley ou em Anhorhead para que ele possa viajar pelas estrelas e escrever histórias sobre cada uma delas.

Um comentário: