quarta-feira, 1 de abril de 2020

O que há em um nome?


De onde os nomes imaginativos de nossos personagens favoritos de Star Wars vieram?


Quando George Lucas sentou para escrever Star Wars, ele não foi direto no roteiro. Ele escreveu uma lista. E nessa lista, com uma escrita forte de lápis em um bloco de notas amarelo, estavam nomes. "Imperador Ford Xerxes XII" estava no topo, e a lista continuava com "Xenos, Thorpe, Lars, Kane, Hayden, Leila, Owen, Mace, Wan, Bail, Biggs, Valorum" e outros.

Vamos, então, olhar para a origem de alguns dos mais celebrados nomes em Star Wars, desde as trilogias original e prequel, até os novos filmes que continuaram com a tradição de nome de Lucas que tem um significado simples, porém simbólico.



1. Luke

Luke é um nome antigo, sua origem vem do Grego "Loukas", que é traduzido para um homem "de Luciana," que é uma área na Itália. Também há algum contexto religioso, visto que "Luke" (Lucas) é o nome do evangélico que escreveu um dos quatro evangelhos canônicos do Novo Testamento. Ironicamente, em Star Wars: Os Últimos Jedi, foi Luke quem coletou as escrituras Jedi e queria vê-las em cinzas. 

Sendo coincidência ou intenção autoral, a combinação de nome e primeira letra do sobrenome Luke Skywalker acaba por formar "Luke S," que foneticamente é algo bem próximo ao nome do criador da saga.


2. Han Solo

Han é uma variante do nome alemão "Hans", que é equivalente ao nome inglês "John," enquanto Solo é um adjetivo para "sozinho". George Lucas concebeu Han como um órfão, mas ainda assim não se lembra da origem de seu sobrenome. Em um comentário do documentário The Making of Star Wars , ele comenta que "pode ter sido por causa dos copos Solo", os famosos copos de plástico vermelhos fabricados pela Companhia Solo Cup. De qualquer forma, como é claro a qualquer oficial de alistamento do Império, o nome combina perfeitamente com o individualismo egoísta do Han.


3. Jyn Erso

A arruaceira rebelde ganhou seu nome do homem que primeiro pensou em Rogue One: Uma História Star Wars (2016), o oficial-chefe criativo da ILM, John Knoll. "É uma mistura de de várias das minhas mulheres favoritas na minha vida," Knoll contou ao Yahoo Movies. "Minha filha mais nova se chama Jane, e minha esposa se chama Jen, então Jyn é meio que uma mistura deles. E, ao crescer, minha tia era a Tia Ginny, apelido de Virginia, então há um pouco disso, também."


4. Yoda

Identificado como "Minch Yoda" nos primeiros esboços de Star Wars: O Império Contra-Ataca (1980) , há muitas possibilidades etimológicas para o nome Yoda, desde "yodha," palavra do Sânscrito para lutador, até o Hebraico " יודע” ("Yode’a”), que se traduz como "aquele que sabe".


5. R2-D2

A designação do pequeno astromecânico começou como o nome mais curto de "Reel Two, Dialogue Two" (Em tradução livre, Bobina Dois, Diálogo Dois"), durante a mixagem de som da primeira longa-metragem de George Lucas, THX 1138. Lucas e seu parceiro criativo, o mixador de som Walter Murch, brincou que R2-D2 podia ser um bom nome para algo, e alguns anos depois, Lucas aplicou bem em Star Wars. Lucas então pegou a convenção alfanumérica de R2-D2 para inventar a designação do companheiro mais tagarela do droide, C-3PO.


6. Darth Vader

Darth Vader é o nome que etimologistas amadores frequentemente supõem que vem da transliteração Alemã de "Dark Father" (Pai Sombrio). Entretanto, por mais maravilhosamente que isso encaixe, o nome original de Lucas para o personagem era "Dark Water" (Água Sombria). Ele decidiu deixar "Darth" porque parecia como um amálgama de "dark" e "death" (sombrio e morte). Lucas então continuou a tentar uma série de últimos nomes, surpreendentemente incluindo "Wilson" e "Smith", até que "Vader" finalmente veio de "invader" (invasor).


7. Lando Calrissian

Identificado como "Lando Karr" no primeiro roteiro de Império Contra-Ataca de Leight Brackett, ele foi revelado como o amigo contrabandista de Han Solo, um refugiado das Guerras Clônicas que vivia em Hoth. Mais tarde descrito como um "habilidoso apostador compulsivo", uma das histórias não usadas tinha Lando vindo de um planeta de clones, um dos últimos sobreviventes depois de uma terrível guerra ter erradicado a maioria de seu povo. O roteirista de Solo: Uma História Star Wars, Jon Kasdan, embelezou o nome do charmoso apostador para "Landonis Balthazar Calrissian III," mas isso acabou sendo cortado, algo que foi resgatado em A Ascensão Skywalker, de acordo com o Dicionário Visual.

Em relação à origem do nome, Lando é bem comum na Itália como tanto um nome próprio e um nome de família, e é frequentemente utilizado como apelido de Orlando, que se traduz como "famoso pela terra."


8. Anakin

A lenda diz que Anakin Skywalker foi nomeado devido ao diretor Britânico Ken Annakin, que comandou filmes de aventura como A Cidadela dos Robinsons, da Disney, apesar de que a Lucasfilm revelou que esse não foi o caso após a morte do cineasta em 2009. Anakin, de fato, veio de Anakke, a deusa Grega da necessidade e inevitabilidade, também conhecida como a mãe dos Destinos. Isso prova ser bem simbólico com o próprio destino do Anakin na profecia Jedi do Escolhido.



9. Rey

O nome de Rey estava originalmente no roteiro como "Kira," mas durante as filmagens em Abu Dhabi, o diretor J.J. Abrams informou a atriz Daisy Ridley que ele o havia mudado para Rey. Um homófono de Rey é "ray" (raio), uma palavra frequentemente usada para descrever um feixe de luz do sol.

Também não podemos desconsiderar a palavra Espanhola para rei, 'rey,' que é uma homônima, isto é, uma palavra que soa exatamente igual mas tem um significado diferente.


10. Obi-Wan "Ben" Kenobi

O motivo de especulação de fãs por anos antes do lançamento de Star Wars: A Ameaça Fantasma em 1999, alguns acreditavam que o primeiro nome de Kenobi soava como "OB-1" (Obee-One) e era uma pista de que ele era de um dos primeiros lotes de clones. As prequels provaram que esse não era o caso. Na verdade, Lucas chegou no nome ao casar uma quantidade de termos estrangeiros, mais provavelmente as três palavras Japonesas: "obi," que é uma faixa de kimono; "wan", que podia ser outra soletração do título honorífico "san"; e "ken," que era traduzido como "espada" ou "sabre". Seu apelido, "Ben," entretanto, tem raízes Semitas, e significa "filho" em Hebraico. Isso tem uma relevância particular mais tarde na saga, com o filho de Han e Leia, Ben Solo.


11. Wookiee

Enquanto gravava efeitos de voz selvagens para a primeira longa-metragem de Lucas, THX 1138 (1971), o ator Terry McGowan improvisou uma fala de um policial mascarado, dizendo "eu acho que eu atropelei um Wookiee." Seu serviço do final de semana nas Reservas do Exército haviam atrasado McGowan para a sessão de gravação, forçando-o a sair de seus afazeres mais cedo e ir depressa ao estúdio com seu amigo, Bill Wookey. O nome de seu amigo apareceu em sua cabeça enquanto ele era chamado para improvisar um diálogo. Não só a palavra "Wookiee" permaneceu em THX, ela ficou na imaginação de Lucas por anos, reemergindo como o nome da raça peluda da qual Chewbacca fazia parte.


12. Leia

Princesa Leia Organa parece ser derivado de "Leila" na lista original de Lucas, que é um nome Semita significando "beleza sombria" ou "filha da noite," seguida por uma palavra que liga tematicamente o conflito principal na história, o de carne e contra máquinas e tecnologia. "Organa" também é uma reaplicação do nome que Lucas inicialmente deu ao planeta Alderaan nas primeiras iterações do roteiro.


13. Finn

Poe Dameron dá a Finn seu nome em O Despertar da Força, usando as duas primeiras letras de designação do jovem stormtrooper "FN" como uma base. O número de Finn, 2187, tem uma fonte da vida real, entretanto, referenciando tanto o bloco de detenção onde a Princesa Leia estava aprisionada na Estrela da Morte, e a montagem canadense 21-87 de Arthur Lipsett, que influenciou alguns dos filmes estudantis de Lucas.


14. Grão-Moff Tarkin

O próprio Peter Cushing, o ator que fez o papel de Tarkin, questionou o significado de seu honorífico. "Eu sempre me perguntei o que é um Grão-Moff," ele disse em uma entrevista para o documentário de Ted Newson, Flesh and Blood: The Hammer Heritage of Horror. "Parece algo que saiu de um armário de roupas." Lucas confessa que ele inventou o nome, apesar de que alguns acreditam que ele pode ter achado inspiração no antigo rei Romano Tarquin, e o título de um jurista chefe de um país na lei Islâmica, o Grão-Mufti.


15. Palpatine

O nome do Imperador primeiro surgiu não nos filmes, mas no papel, especificamente no prólogo da novelização de Star Wars: Uma Nova Esperança (1977). Apenas 22 anos depois o público ouviria o nome do vilão interpretado por Ian McDiarmid, previamente conhecido somente como "o Imperador."

O nome do Senador Palpatine tem somente uma letra de diferença do Senador Palatine, um personagem no filme Taxi Driver - Motorista de Táxi, de Martin Scorcese, lançado em 1976. Isso é mais do que uma coincidência - é uma sutil homenagem de Lucas ao filme de seu amigo. O primeiro nome do senador, Sheev, é uma construção mais recente, também emergindo primeiramente no papel, no livro Tarkin, de James Luceno. Reminiscente de shiv, uma gíria para um tipo de faca, Sheev também traz o poderoso deus Hindu, Shiva o Destruidor, à mente.


16. Chewbacca

Chewbacca soa muito como a palavra russa para cachorro, cobáka ("Sobáka"). Essa linha de pensamento faz sentido, já que o gigante personagem peludo foi inspirado pelo Malamute-do-Alasca de Lucas, que costumava andar no banco da frente em seu carro (e também era chamado de "Indiana," mas essa é uma história para outra hora.)

Lucas, entretanto, disse que ele criou o nome Chewbacca quando fazia sons para a espécie e os reorganizou para formar o nome do personagem.


17. Skywalker

Skywalker é provavelmente o nome mais reconhecido no léxico de Star Wars, fato comprovado do gancho titular trazido com a conclusão da saga, A Ascensão Skywalker.

Entretanto, Lucas originalmente chamou seu personagem de "Starkiller," um sobrenome que permaneceu lá até a produção de Uma Nova Esperança até ele decidir mudar para Skywalker, que também apareceu em uma de suas listas. "Isso eu fiz porque eu senti que muitas pessoas o estavam confundindo com alguém como Charles Manson," disse Lucas. "Tinha conotações bem desagradáveis."


18. Padmé

Padmé é derivado da palavra sânscrita para lótus, "padma." Também conhecida como lírio da água, essa flor aquática planta suas raízes na lama de lagos e rios e floresce sobre a superfície da água. A lótus é sagrada em muitas tradições religiosas, simbolizando indivíduos que triunfam sobre um grande sofrimento no caminho de iluminação.

O nome real adotado de Padmé, Amidala, partilha significância floral em Italiano, traduzindo para "bela flor." Finalmente, o nome de sua família, Naberrie, tem um homófono Egípcio, Nabirye, que carrega todo tipo de implicações temáticas em seu sentido como "mãe de gêmeos."

OUTROS NOMES DE STAR WARS:


  • Poe Dameron
Poe Dameron é uma combinação do apelido que a filha de J.J. Abrams deu ao urso polar de pelúcia dela, "Poe," e o último nome da assistente de Abrams.



  • Snoke
Possivelmente derivado das palavras "smoke" (fumaça) e "snake," (cobra) ambas das quais podiam ser usadas para descrever os traços da personalidade do Supremo Líder Snoke. O personagem foi apelidado de "Uber" durante a produção.

  • Kylo Ren
Nas etapas iniciais da produção de O Despertar da Força, Kylo Ren não tinha nome, somente as iniciais "J.K.," que significavam Jedi Killer (Matador de Jedi).


  • Maz e Rose
Maz Kanata era originalmente chamada de "Rose," em tributo a Rose Gilbert, uma professora que inspirou o diretor J.J. Abrams. O nome foi depois usado para a trabalhadora de manutenção na Resistência, Rose Tico, em Os Últimos Jedi.


Artigo original - What's in a Name?, Revista Star Wars Insider, das palavras de Michael Kogge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário