terça-feira, 24 de dezembro de 2019

De Um Certo Ponto de Vista - Ritos

“Quando aquilo acontecesse, A’Yark suspeitou que Ben ainda estaria por lá. Em tempos passados, a chefe da tribo havia esperado que o feiticeiro partisse, assim como a maioria dos colonizadores sábios o suficiente faziam. Mas ele havia permanecido, agarrado tenazmente à beira da existência, tomando conta desse lugar ou de alguma coisa. Ele parecia ser ligado a terra, assim como o Povo da Areia era – e ainda assim, não como eles. O Povo da Areia vivia sob uma maldição antiga. Qualquer poder capaz de acorrentar Ben ao deserto vivia até hoje, com uma força muito aterrorizante para sequer ser considerada.”

Ritos é uma curta história da antologia “De Um Certo Ponto de Vista”. Escrita por John Jackson Miller, ela foca no ponto de vista do tusken A’Koba, que ataca Luke Skywalker no deserto de Tatooine.

A’Koba e seus primos A’Vor e o gêmeo de A’Vor fazem parte de um rito de passagem que envolve matar um dragão Krayt jovem. Armado com uma lança de duroaço dosada com veneno de morcego da areia, A’Koba consegue matar a criatura, completando o rito de passagem dele e de seus primos, tornando-os adultos. Enquanto A’Koba está jubilante, a velha chefe da tribo A’Yark o lembra que ele apenas matou um jovem. A’Yark também dá um sermão em A’Vor e seu irmão sobre o mal empunho do bastão Gaderffii. Quando A’Koba se vangloria dizendo que ele pode matar os pais adultos do dragão Krayt, A’Yark responde que quando ela se tornou chefe tempos atrás, o clã havia diminuído tanto seus números que os jovens do grupo eram forçados a matar logra nos ritos para a vida adulta.

Enquanto um confiante A’Koba quer liderar uma caçada naquele dia a noite, A’Yark dá um aviso de cuidado sobre “mágicas” no deserto. A’Yark cede, mas instrui a A’Koba para que ele relatasse a ela antes de atacar qualquer coisa. No dia seguinte, A’Koba e os irmãos rastreiam o droide astromecânico R20D2 enquanto ele viaja por um vale na parte sudeste dos Desertos de Jundland. Eles também rastreiam C-3PO e Luke Skywalker na speeder X-34 enquanto buscam por R2-D2. Enquanto A’Koba está confiante, A’Yark avisa que esse lugar é lar de um poderoso “xamã”, a quem devem evitar. A’Yark clama que o ar responde a ela.

Enquanto A’Yark permanece com os banthas, A’Koba e os dois irmãos emboscam C-3PO, nocauteando o jovem fazendeiro ao chão. Enquanto mexem pelos pertences de Luke, eles são assustados por um grito alto. A’Koba e os dois irmãos veem uma figura sob um manto. Percebendo que era o “xamã”, eles fogem. Depois de se reunirem com A’Yark, A’Koba propõe retornar para a garganta com reforços. A mais velha e inteligente A’Yark avisa cuidado mas permite que A’Koba e os dois irmãos juntem reforços como parte do rito de liderança. Em particular, A’Yark pondera sobre o modo de vida de saques e roubos do Povo da Areia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário