terça-feira, 10 de dezembro de 2019

De Um Certo Ponto de Vista - O Vermelho


“Mais do que tudo na galáxia, ele queria ser vendido. Fugir do sandcrawler. Cumprir com sua programação ao servir a um novo mestre – alguém que limparia suas dobradiças de vez em quando, oferecesse algumas gotas de óleo lubrificante, que o daria propósito. Mas o tempo estava acabando. Ele estava solitário, e ele estava morrendo”.

O Vermelho é uma curta história da antologia “De Um Certo Ponto de Vista”. Escrita por Rae Carson, ela foca no droide R5-D4, que seria vendido para Owen Lars e Luke Skywalker ao invés de R2-D2.
A unidade R5, R5-D4, passou quatro anos como um “prisioneiro” de um clã Jawa, que viajava pelos desertos de Tatooine em um sandcrawler. R5-D4 tem o desejo de escapar do sandcrawler ao ser vendido para um cliente. Ele deseja algumas gotas de óleo lubrificante e uma sensação de propósito. Uma noite, R5-D4 está maravilhado quando dois Jawas que o inspecionam decidem que ele está pronto para ser vendido. Eles lubrificam suas dobradiças, tiram a areia de seus compartimentos de ferramentas, e esfregam seus fotorreceptores. Horas depois, R5 é acordado por um chiado de R2-D2, que havia sido capturado pelos Jawas após vir ao planeta em uma cápsula de fuga. R5-D4 observa enquanto um R2-D2 protestante é dado um parafuso de contenção.

Mais tarde naquela noite, R5-D4 é acordado por R2-D2, que havia tentado sabota-lo. Quando confrontado por R5, R2 conta a ele que ele está em uma missão importante. R2-D2 lhe conta que ele deve escapar o sandcrawler e deve ser vendido amanhã, pois o destino da galáxia depende disso. Quando R5 pergunta se é esse o motivo pelo qual uma ferramenta estava quase perfurando seu compartimento de acesso, R2 responde que a Rebelião precisa de sua ajuda. A palavra Rebelião ativou a memória fantasma do droide. R5 contesta que se ele não fugir do sandcrawler e encontrar um novo mestre, ele vai parar de funcionar. R2-D2 responde que ele já tem um mestre e que se ele não o encontrar, a galáxia estará condenada. Quando os Jawas se aproximam, R2-D2 diz a R5-D4 que ele não vai tentar machuca-lo novamente.

Na manhã seguinte, R5-D4 e R2-D2 chegam na fazenda de umidade Lars, a casa de Owen Lars e seu sobrinho, Luke Skywalker. Depois de barganhar com os Jawas, Owen decide comprar o companheiro de R2 C-3PO e R5-D4. Enquanto R5 está maravilhado, ele se lembra da sua promessa para R2-D2. Quando R2 conta a ele que R5-D4 é sua única esperança, o droide vermelho decide sacrificar sua nova oportunidade e explodir seu próprio motivador. R5 deliberadamente folgou seu próprio domo e redirecionou o óleo lubrificante para trás de seus fotorreceptores. Quando o óleo havia aquecido o suficiente, R5-D4 propositalmente descarregou sua bateria, fazendo seu domo voar. Isso fez com que Skywalker pensasse que R5 tinha um motivador ruim. Owen acha que os Jawas estão tentando roubá-lo e ao invés disso leva R2-D2. Antes de irem a caminhos separados, R2 agradece a R5 por sua ajuda em salvar a galáxia e promete nunca o esquecer.

A história de R2-D2 foi confirmada quando stormtroopers Imperiais atacaram o sandcrawler mais tarde. Depois de interrogar os Jawas sobre os dois droides que haviam vendido, os stormtroopers atiraram nos Jawas. R5-D4 conseguiu sobreviver ao massacre escondendo-se entre a sucate. Ele então foge do sandcrawler e viaja a um povoado, esperando que um dos fazendeiros de umidade o adotasse. R5-D4 também espera se juntar à Rebelião, tendo sido inspirado por R2-D2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário