quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Dave Filoni e Seus 10 Melhores Momentos na Saga

Dave Filoni foi a vanguarda das animações de Star Wars - e pode ser do futuro da franquia. Em entrevista para a Wired, ele escolhe cenas que o inspiraram como um criador.

Dave Filoni, diretor em Clone Wars e Produtor Executivo em Rebels, é agora produtor executivo em The Mandalorian.

Yoda levanta a X-Wing


A nave de Luke caiu e afundou sob os pântanos do planeta Dagobah, onde o Mestre Jedi Yoda está se escondendo. Yoda diz a Luke para usar a Força e levanta-la; Luke falha. Yoda não. "O cenário é perfeito, a música é perfeita, e Mark Hamill, assim como ele frequentemente faz, entrega perfeitamente esse momento mágico," diz Filoni. "É uma lição Jedi perfeita, um momento Jedi perfeito, algo que nós estamos tendo pela primeira vez, esse conhecimento de que usar a Força, ser um Jedi, não é simplesmente lutar com um sabre de luz."

A Batalha de Hoth



"Eu amo os andadores," diz Filoni. "Eles têm meu soldado Imperial favorito a bordo, o Piloto AT-AT. Amo o capacete, amo a logo vermelha." Além disso, qual é, né? "Máquinas gigantes que se parecem com dinossauros? Quem não vai amar?"

Fuga da Estrela da Morte/Combate Caças TIE



É a cena onde Luke e Han Solo operam as armas na Millennium Falcon, pegos em uma batalha espacial mas também interagindo entre si - Luke explode um caça inimigo e comemora, e Han diz "Grande garoto! Não se distraia." Desenvolver personagens no meio da ação sempre é difícil. "É um momento que define," diz Filoni. "E pela primeira vez, realisticamente filmado e executado." A luta parece mais um documentário da Segunda Guerra Mundial do que sci-fi. A não ser pelas espaçonaves.

Darth Maul vs. Obi-Wan Kenobi e Qui-Gon Jinn



"Foi uma luta de sabres de luz do jeito que nós havíamos imaginado mas nunca visto," diz Filoni. Música com coral, um sabre de luz duplo, e a morte de Qui-Gon - que poderia ter sido uma figura paterna para Anakin Skywalker ao invés de uma relação de irmão com Obi-Wan, e poderia ter mantido Anakin longe do lado sombrio e de se tornar Darth Vader.

O Conselho Jedi



Filoni admite que ele está trapaceando aqui com múltiplas cenas, mas ele gosta da politicagem dos Jedi porque é um pouco do que a Velha República pode ter sido - e porque mostra os próprios Jedi corrompidos por políticas "Você percebe que os Jedi daquele tempo são mais comprometidos," ele diz. "Eles não são apenas esses guerreiros perfeitos de alma, que eu acho que foi difícil para muitos fãs." Além disso, o Jedi favorito de Filoni é o Plo Koon, que é mais um dos muitos personagens de fundo nessas cenas... mas consegue um monte de tempo de tela em The Clone Wars. Agora sabemos o porquê.

Anakin e Palpatine na Ópera em Coruscant



São algumas cenas sutis de duas vias que fazem as prequels gerarem controvérsias entre os fãs, mas Filoni gosta desse momento por causa da caracterização das manipulações e mentiras dos malignos Sith - Palpatine está planejando em se tornar o Imperador e converter Anakin ao Lado Sombrio, usando metade da verdade para vender seu peixe.

Batalha Inicial de A Vingança dos Sith



É uma batalha espacial gigante, uma abertura fria para o terceiro filme das prequels. Mas acaba com Anakin matando um Lorde Sith a sangue frio, sob comando de Palpatine. "O cinema que eu estava estava silencioso como uma pedra," diz Filoni. "Você imediatamente sabe que ele não deveria ter feito isso, assim como Anakin também sabe."

Destruição da Estrela da Morte



"É um momento inigualável no filme e na minha vida," diz Filoni. Luke usa a Força, faz o disparo que destrói a Estrela da Morte no momento final, salvando a Rebelião. É bom pra caramba. "Se você tiver sido sortudo o suficiente de ver no cinema, o cinema explodiu com aquele tiro realizado com sucesso. É tão difícil fazer tudo na história convergir a um só momento, um disparo, e George o fez."

"Eu te amo." "Eu sei."



Um momento improvisado no set entre Carrie Fisher e Harrison Ford se torna a troca romântica entre a Princesa Leia e Han Solo, e todos os nerds. "Você vê a colisão entre essas duas pessoas cabeças-duras,"diz Filoni. "Vai além do gênero."

Luta na Sala do Trono com Luke, Vader e o Imperador



O Imperador quase consegue manipular Luke a matar Darth Vader em sua raiva, mas Luke, ao invés disso, joga fora seu sabre de luz. "Eu sempre senti que o que ele está dizendo é, eu amo meu pai e não há nada que você possa dizer ou fazer ou oferecer que vai mudar isso," diz Filoni. "Naquele momento altruísta, Luke é um Jedi e Anakin está salvo. Significa tudo." Além disso, Filoni complementa, essa cena ressoa diferente quando você volta nela como um pai assistindo ao filme com seus filhos. O que, é claro, eu também espero que minhas crianças não me matem com um sabre de luz. Mas ele está sério. "É por isso que você vê a Star Wars Celebration cheia de famílas, e porque pais gostavam de ver a saga com os filhos, e porquê muitas crianças crescem para fazer Star Wars, incluso eu, diz Filoni. "É por isso que sentimos essa coisa intangível que sempre tem algo de especial acontecendo pela galáxia Star Wars."


Você pode verificar a entrevista completa com Dave Filoni aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário