terça-feira, 24 de novembro de 2020

Reassistindo a Star Wars: The Clone Wars - Gato e Rato

Anakin Skywalker luta contra o Comandante Separatista, Almirante Trench, acima do planeta Christophsis

1: "Gato e Rato" (S02E16)


"Um líder sábio sabe quando seguir."

Sinopse:


Com a tarefa de entregar suprimentos de apoio ao sitiado planeta de Christophsis, Anakin Skywalker e o Almirante Yularen embarcam em uma missão arriscada, com a ajuda de Obi-Wan Kenobi, de penetrar nas defesas Separatistas usando uma nave com dispositivo de ocultamento. Mas o Comandante Separatista, Almirante Trench, prova ser um adversário formidável.

Análise:


Como uma introdução para a série e às Guerras Clônicas, uma batalha principalmente tática é um jeito modesto de explorar as realidades problemáticas de uma guerra galáctica enquanto nos joga no meio do conflito. Anakin e o restante dos Cavaleiros Jedi são guardiões da paz e protetores juramentados. Ele viajou para Christophsis, não para batalhar, mas para ajudar as pessoas na superfície que estão desesperadas por ajuda. Ao focar o confronto acima da superfície do planeta, a República enfrenta o bloqueio Separatista, e nós estamos imediatamente imersos na luta, no estilo de muitas histórias da saga, mas uma que é menos sobre blasters e sabres de luz do que de inteligência. Nessa luta, a força física não lhe leva muito longe.


Desde o começo, a história foca na luta de Anakin contra sua própria identidade em uma lente que se encaixa perfeitamente considerando que sua transformação em Darth Vader é um paralelo à queda da República logo em seguida. Por enquanto, Anakin ainda é um Jedi, apesar de ser um que já está além da beirada do estrito código Jedi ao formar ligações significantes (incluindo com sua esposa secreta, Padmé Amidala). Ainda há bem nele. Nós sentimos.

Se essa for sua introdução ao jovem Skywalker, já deve ficar claro que ele é um homem que sempre está na ofensiva e pronto para lutar, uma pessoa que evita as regras quando lhe convém, e um Jedi que não pode ser facilmente controlado pelo seu Mestre Obi-Wan Kenobi, cujas expressões aqui sugerm que ele está tendo uma dor de cabeça ao lidar com seu Padawan.

Referências são uma recompensa para fãs de de longa data. Quer dizer, você bem sabe que esse é um episódio com uma missão de resgate onde um holograma de Bail Organa pede, "Ajude-nos, General Kenobi, você é nossa única esperança." É impossível não imaginar sua filha adotiva Leia, a jovem senadora e princesa de Alderaan, mandando uma mensagem similar muitos anos depois apenas para ser capturada pelo discípulo sombrio que Anakin se tornaria. A animação estilizada dá a essa série um olhar único que é uma partida do Star Wars que vemos nos filmes, desde a luz dramática banhando o rosto de Anakin enquanto ele calcula seu próximo movimento, à trilha sonora evocativa que adiciona camadas de emoção e maravilhas ao quieto vácuo do espaço.


E falando naquela nave... magnífica, não é mesmo? Talvez vocês estejam pensando, "Nenhuma nave daquele tamanho tem um dispositivo de ocultamento!" A nave da República, completa com tecnologia de ocultamento, tem uma qualidade de um submarino espacial e um fator bem "uau" em suas imperfeições estéticas. Ainda assim, para pessoas que viriam a construir a Estrela da Morte, aquilo é uma peça brilhante da artimanha militar. E apesar do Almirante Trech - "E aí, feioso!" - provar ser um guerreiro sagaz e eficiente com a mente de um campeão de holoxadrez para planejamentos táticos, sua confiança e afinidade de seguir ordens é, no fim, sua fraqueza, o que é totalmente o contrário do Governador Tarkin que olhava com glória para o lado de fora da estação de batalha do Império, recusando a acreditar que o fracasso é uma opção. (Spoiler: A arrogância sempre lhe pega.)


Dessa vez, ao invés de um bando de rebeldes tentarem correr do Império Galáctico, é a República Galáctica que está tentando ajudar um planeta, mesmo com um bloqueio Separatista. E, ao invés de Vader estar do outro lado da aniquilação de um planeta, é Anakin que vai ao resgate, destemido em levar os suprimentos à superfície e usar suas excelentes habilidades de pilotagem para derrubar seu inimigo. Ele é descuidado, um pouco arrogante, e resistente em seguir ordens - então, é exatamente o que você espera do personagem. E esse é um jeito espetacular de preparar a necessidade de um Padawan para ele, alguém para ajuda-lo a amarrá-lo aos ideais da Ordem Jedi e lembrá-lo que suas ações não só alteram seu caminho na galáxia, como também impactam aos outros.

No fim, esse é um tremendo resgate e as decisões de Anakin salvam mais vidas do que tais decisões custaram.

Curiosidades:

  • Apesar de ser da segunda temporada, esse é o primeiro episódio da série quando visto em ordem cronológica.

  • Durante estágios iniciais da produção, o temível Almirante Trench era conhecido como "Taranch", uma referência a sua aparência inspirada em tarântulas. O nome foi mudado, mas uma breve olhada ao relatório de inteligência de Yularen mostra que o nome não foi mudado em Aurebesh.
  • Cortado do episódio, mas presente no roteiro, estava o nome do Mestre Jedi encarregado da força-tarefa na Batalha dos Limites de Malastare: Jedi Kep-She.

Entre as naves da República destruídas pelo Almirante Trench - de acordo com os relatórios do Almirante Yularen - estão o cruzador Justo (Righteous) e a fragata Rápido Retorno (Swift Return)

O que acharam desse episódio? Comente aqui conosco e volte em breve para o próximo episódio: "O Inimigo Oculto"

Acompanhe aqui nosso progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário