terça-feira, 14 de julho de 2020

De Um Certo Ponto de Vista - A Travessura do Chifre Kloo na Cantina


“Me interrompa se você já tiver escutado essa antes: uma Chadra-Fan, um Bith, um Sakiyan, um Abyssin, um Aqualish, um humano, um Rodian, um Wookiee, outro humano, e um Muftak entram em um bar, todos eles tentando, na melhor das hipóteses, passar a perna no outro, e, na pior, matar um ao outro.”

A Travessura do Chifre Kloo na Cantina é uma curta história da antologia “De Um Certo Ponto de Vista”. Escrita por Kelly Sue DeConnick e Matt Fraction, ela foca em como o Talz, Muftak, e a Chadra-Fan, Kabe, se envolvem em uma situação que envolve figuras importantes na cantina do Chalmun, em Mos Eisley, entre elas Han Solo e Chewbacca, Dr.Evazan e seu parceiro Ponda Baba e o caçador de recompensas Greedo.

A história é focada no Talz Muftak (também conhecido como “o Muftak”) e a Chadra-Fan Kabe, dois vadios que são clientes da Cantina Espaçoporto de Chalmun em Mos Eisley. Na exposição, Kabe reconta uma lenda Bith sobre o pós-vida a um indivíduo conhecido como “O Sucateiro,” que pouco se interessa na lenda. À noite, o Muftak e Kabe dormem em tubulações de pedras cavernosas abaixo do espaçoporto de Mos Eisley. Durante os horários de negócios, Muftak e Kabe se esgueiram na cantina roubando os pertences da clientela. Eles dão os frutos de seu trabalho a Ackmena, que paga o aluguel em nome deles para o dono da cantina, Chalmun.

Kabe e Ackmena gostam um do outro, o último gostando da voz musical dela. Quando a hora chega para pagar seu “aluguel,” Kabe descobre que o Muftak gastou o dinheiro em álcool na noite passada. O Muftak e Kabe suspeitam que o Abyssin, Myo, estava envolvido na mudança da sorte do Muftak na última noite. Kabe, ao invés disso, paga a Ackmena 45 créditos de seu próprio bolso. Entretanto, Ackmena conta a eles que eles ainda estão faltando 60 créditos e os dá até aquela noite para pagar todo o dinheiro. Depois disso, o Muftak pergunta a Kabe onde ela conseguiu o dinheiro.

Kabe o explica que ela obteve o dinheiro vendendo o chifre Kloo do Bith Lirin Car’n. O Muftak então conta a Kabe que Myo, que deve a eles uma quantia significativa, ganhou o chifre na noite passada do próprio Lirin Car’n. O Muftak havia roubado o chifre na intenção de converter o item em fundos mais tarde naquele dia para pagar sua dívida com Myo. Kabe admite que pegou o chifre dele enquanto dormia e o vendeu para o Sucateiro em troca de dinheiro. O Muftak fica com raiva que Kabe roubou o chifre Kloo enquanto ele dormia. Kabe conta a eles que eles irão resolver esse problema primeiro e depois lidar com a fúria de Myo.

Enquanto isso, Lirin Car’n, buscando vingança, contrata o caçador de recompensas Sakiyan, Djas Puhr, para recuperar o chifre de seu pai, que havia perdido para Myo. Car’n informa a Puhr que alguém roubou o chifre de Myo. Car’n concorda em pagar a ele 200 créditos para recuperar o chifre. Djas Purh é familiar com Mos Eisley e seu ambiente. A fim de pagar o aluguel da noite, o Muftak embarca em um plano que envolve encontrar o “Contrabandista,” o “Homem de Nariz de Porco” e o “Homem com Rosto de Morsa.” Dentro da cantina, o Muftak encontra Myo e o Sucateiro barganhando sobre o valor do chifre Kloo.

O Sucateiro afirma que ele vendeu o chifre Kloo por 300 créditos, mas Myo não acredita nele. Quando perguntado, o Sucateiro revela que ele vendeu para Kabe. Em outro lugar da cantina, Djas Puhr tenta roubar o chifre Kloo e dá de cara com o Contrabandista e o Wookiee, Han Solo e Chewbacca. Han conta a Puhr que ele ia pagar Jabba, mas teve que despejar a carga quando a Millennium Falcon foi abordada pelo Império Galáctico, mas que havia conseguido salvar um ovo, que fora pedido pelo próprio Purh ao Contrabandista. Após decidir não coletar a recompensa na cabeça de Han, Djas Purh avisa a Han que Jabba, o Hutt, colocou uma recompensa na cabeça de Solo.

Enquanto isso, Myo furiosamente confronta Kabe e a enforca. Kabe consegue se salvar ao culpar o Muftak. Os dois decidem encontrar Djas Puhr antes que ele o encontre e mate ele. Em outro lugar, Greedo, junto com o “Home de Nariz de Porco” e o “Homem com Rosto de Morsa” confrontam Lirin Car’n sobre uma dívida não paga. É revelado que Car’n havia secretamente planejado vender o lendário chifre Kloo de seu pai, Lirin D’avi naquela manhã, procurando resolver suas dívidas com Greedo. Lirin diz a Greedo que ele não tem o dinheiro e o oferece para pagar na próxima semana. Ao invés de mata-lo, Greedo sobe sua taxa de interesse a 35 por cento. Após intimidar Lirin, Greedo decide se resolver com seu antigo adversário, Han Solo.

Embarcando no seu plano, o Muftak se encontra com o “Homem de Nariz de Porco”, Dr. Evazan, que o paga dinheiro para pagar o contrabando feito pelo “Contrabandista” Solo. Pelo acordo feito, o dinheiro será convertido em drogas para o Dr. Evazan consumir. O Muftak se encontra com Solo, que diz a ele que teve que deixar sua carga devido a uma patrulha Imperial. O Muftak consegue falar com Chewbacca e o convence a acompanhar enquanto ele explica a “situação compartilhada” com seu cliente na esperança de aliviar sua fúria. O Muftak se encontra com Djas Puhr, Lirn Car’n, e Myo para encontrar uma solução a suas dívidas interconectadas. Enquanto estão discutindo o plano de Greedo para coletar uma recompensa na cabeça de Solo e os medicamentos de Evazan, Luke Skywalker, quem Muftak confunde com uma garota adolescente, entra na cantina.

Enquanto a discussão continua, Djas Puhr propõe uma aposta na qual eles veem Han Solo sobrevivendo aquele dia, enquanto Greedo falha em coletar sua recompensa porque ele não tem amigos, mas sim quem o paga. Se ele estivesse certo, Puhr se oferece a pagar a dívida de Lirin Car’n a Myo. Em retorno, Myo pagará sua dívida a Muftak. O Muftak então irá pagar o que ele e Kabe devem a Ackmena. Entretanto, se Solo perder, Puhr aposta que Evazan matará Muftak. Myo, então, descobrirá que Kabe pegou o chifre de Muftak e o penhorou e provavelmente a mataria. Com a dívida de Lirin não paga, Greedo iria pegar a pele de Chewbacca e as escalpas de Solo como troféus. Um Mufta pessimista parte para informar ao Dr. Evazan sobre seu carregamento de narcóticos ilícitos perdido.

Enquanto espera, o Muftak aceita um drinque de Kabe. Ele, então, observa enquanto Ponda Baba ataca Skywalker. A companhia de Skywalker, o “Velho” Obi-Wan Kenobi, então empunha seu sabre de luz e corta Ponda Baba e o Dr. Evazan. Chewbacca reassegura ao Muftak que, às vezes, as coisas cuidavam de si. O Muftak e os outros então observam Solo matar Greedo com um tiro de blaster. Honrando sua barganha, Puhr paga a dívida de Lirin Car’n a Myo. Myo, então, paga sua parte ao Muftak, permitindo que ele e Kabe paguem o restante de seu aluguel a Ackmena, que então paga a Chalmun. Enquanto celebra com um drink, o Muftak tropeça, mas é ajudado a se levantar por sua aliada, Lirin Car’n.

Nenhum comentário:

Postar um comentário