Veja a história do jogo de tabuleiro predileto da galáxia.
A cena a bordo da Millennium Falcon quando Chewbacca, R2-D2, e C-3PO estão jogando um jogo com pequenas criaturas holográficas certamente se tornou uma preferida dos fãs. A frase do Han Solo sobre o porquê que os droides deveriam deixar o Wookiee vencer e a lógica de C-3PO "Deixe o Wookiee vencer" são momentos clássicos. Um jogo holográfico similar foi chamado de dejarik em "Tecnologia Fantástica de Galladinium," um RPG de 1995 produzido pela West End Games, e foi logo adotado esse nome para o nome do jogo dentro da Falcon.
Muito antes do jogo ter um nome, George Lucas estava no processo de completar o primeiro filme de Star Wars quando Phil Tippett e Jon Berg o mostraram pequenas esculturas que serviriam para a clientela da cantina. Mesmo não sendo usados na cantina, Lucas gostou tanto deles que ele chamou Tippett, Berg e suas criaturinhas para outra cena no filme: a de "xadrez" a bordo da Falcon. Originalmente, Lucas havia planejado usar pequenas pessoas em fantasias em um gigante tabuleiro de xadrez, mas o filme Ano 2003 - Operação na Terra (1976) possuía um efeito e cena similar, daí uma nova solução foi encontrada para completar a cena. Enquanto Grant McCune criava o tabuleiro, Tippett e Berg ajustavam as esculturas que eles criaram. Lucas pediu que as peças tivessem mais ou menos 15 centímetros e quando Tippett e Berg filmaram a sequência em stop-motion das criaturas, Lucas também estava presente. A voz das criaturas foram providenciadas pelo próprio designer de som, Ben Burtt.
Como essa cena foi tão bem recebida, o jogo começou a aparecer em HQs e livros, e todas as criaturas receberam nomes e raças. O jogo também marcou aparição em alguns episódios de The Clone Wars e Rebels, mostrando que o jogo era bem conhecido na galáxia por várias pessoas e em eras diferentes. O lorde criminoso G0-T0 também menciona o dejarik no jogo de selo Legends, Knights of the Old Republic II: The Sith Lords, que se passa 3951 anos antes da Batalha de Yavin.
E quando foi a hora de continuar a saga Star Wars, Phil Tippett recebeu uma ligação de Kathleen Kennedy, que o pediu para reproduzir a sequência de Uma Nova Esperança para O Despertar da Força. Tippett e seu time descobriram que as criaturas originais haviam sido deterioradas a uma condição horrível e quatro criaturas haviam sido dadas a George Lucas em uma placa que ficava em seu escritório. A borracha das esculturas haviam desintegrado e, portanto, novos modelos tiveram que ser escaneados, imprimidos em 3D, e recriados com materiais mais novos. Eles foram mais uma vez trazidos à vida por stop-motion, assim como haviam sido em Março de 1977. Quando Finn acidentalmente ativa o jogo a bordo da Falcon, ele parece começar exatamente onde havia parado quase 40 anos atrás naquela jornada de Tatooine a Alderaan.
O estratégico jogo de dejarik era tão antigo que sua origem ainda era desconhecida por estudiosos. As regras exatas de dejarik nunca foram oficialmente publicadas, mas o jogo tático consiste de oito criaturas mitológicas e/ou existentes que tinham que se confrontar em uma mesa de jogo holográfica. Cada holomonstro tinha sua própria força que tentaria usar quando tentasse confrontar outras criaturas a bordo. Um dos movimentos táticos conhecidos era chamado de gâmbito mortal Kintan Strider.
Ghhhk: Esse animal de quatro pernas vinha do planeta Bith (também conhecido como Clak'dor VII). O óleo de sua pela era usado como salva medicinal. Ghhhk machos acordavam de costume no nascer do sol para começar seu acasalamento.
Lesma k'lor': A criatura era originária dos pântanos de Noe'ha'on, mas viveu em muitos outros planetas depois de ter viajado escondida a bordo de uma das naves que visitou seu planeta. A lesma era um caçador perigoso e venenoso e era frequentemente considerada como um símbolo de gulodice e decadência.
Kintan Strider: Esse ser semi-senciente vindo de Kintan era capaz de usar armas simples, tais como clavas e bastões. Eles tinham longos braços e foram quase extintos em Kintan. Por sorte, as criaturas também foram exportadas e criadas em outros mundos. O Kintan Strider perdeu para uma Mantellian Savrip no jogo de Chewie contra os androides, mas quase 40 anos depois, finalmente teve sua vingança e bateu na Savrip com seu bastão de pedra.
Ng'ok: Essa criatura perigosa de mau temperamento com garras afiadas e retráteis era usada em muitos sistemas para proteção. Feras de guerra Ng'ok fediam muito.
Monnok: Essa era outra espécie semi-senciente que usava armas primitivas como lanças e cajados. O monnok era respeitado em seu mundo natal de Socorro pelas suas qualidades de caça. Contrabandistas viam os monnok como um presságio para uma jornada difícil, porém recompensadora.
Grimtaash: Era um criatura da mitologia Alderaaniana. Essa criatura mais ou menos azul com um tronco representava o guardião Molator. Em Alderaan, o espírito dos Grimtaash protegiam a realeza da corrupção e traição.
Mantellian Savrip: O Savrip era o único ser senciente no jogo de dejarik, apesar de que muitas pessoas ainda o consideravam apenas como uma simples criatura. Esses pesados reptilianos vestiam simples roupas e eram frequentemente caçados em seu mundo natal de Ord Mantell. O Savrip de R2-D2 venceu o strider Kintan de Chewie, mas o strider eventualmente se recuperou e conseguiu derrotar o Savrip.
Houjix: Esse animal azul de quatro pernas e rabo pontudo vinha do mundo Gran de Kinyen. Eles tinham uma aparência feroz, mas houjix eram frequentemente mantidos como animais de estimação ou guardiões e podiam ser bem gentis.
Artigo traduzido e adaptado, texto original de Tim Veekhoven.
Nenhum comentário:
Postar um comentário