sábado, 14 de julho de 2018

Como Mon Cala se uniu a Rebelião?


No último arco principal de Star Wars nos quadrinhos, Motim em Mon Cala, cujo o arco se passa entre os episódios IV e V, antes dos rebeldes se instalarem na base no planeta gelado Hoth, nos conta como a frota de Mom Cala se uniu oficialmente aos Rebeldes.


Capa do Arco





Almirante Ackbar, Leia e Han marcaram uma reunião com o grande Almirante Urtya de Mon Cala,para tentar convencê-lo a se unir na luta contra o Império. Já se sabe que o Rei Lee-Char, inicialmente apresentado na série de TV The Clone Wars, está em uma prisão Imperial há 20 anos. Se quiserem saber como Lee-Char foi preso é necessário ler os últimos quadrinhos do arco de Vader, que ocorre próximo aos acontecimentos de A Vingança dos Sith.  Porém Urtya decide não se unir, pois esse ato deixaria seu povo nas mãos do Império para sofrer.

Ackbar e Urtya debatendo sobre a rebelião.

Entretanto Leia bolou um plano, resgatar o Lee-Char das mãos do Império para que assim ele se reúna com seu povo. Dessa forma Urtya se uniria a causa. Para isso eles contratam um transmorfo, para se passar por um Moff do setor onde o Rei estava e para representa-lo em uma Ópera. Enquanto o alien se passava pelo Moff na opera, Leia e os rebeldes usavam o verdadeiro  Moff para leva-los até a cela onde o Lee-char estava para assim libertá-lo. 


Leia conta seu plano para os Rebeldes.



Leia recrutando o Transmorfo.

Quando finalmente chegaram a cela de Lee-Char eles descobriram o que rei foi mantido vivo com a ajuda de aparelhos por cerca de 20 anos e que não podia sair da prisão sem seus aparelhos. Leia pediu que o Rei gravasse uma mensagem para seu povo, perto do fim da mensagem uma tropa de Stormtroopers entraram na cela e acabaram matando o rei. Leia e os demais escaparam e voltaram para Mon Cala com a mensagem, mas Urtya apreendeu a mensagem das mãos de Leia e obrigaram todos eles a saírem do Planeta. Urtya vê a mensagem e se irrita após ver o seu rei sendo morto pelo Império, então ele decide transmitir a mensagem para todas as naves, incluído aquelas que estavam ocupadas por imperais causando uma onda de revolta em todos.


Lee-Char respirando através de aparelhos.


Urtya com a mensagem do rei em mãos.

Transmissão da mensagem e revolta nas naves de Mon Cala


O Império manda uma frota para combater os rebeldes e uma batalha é travada, a frota rebelde consegue escapar com um plano engenhoso do Almirante Ackbar.


Fonte: Star Wars (Marvel 2015): Livro X: Motim em Mon Cala - Edições 44 a 49

Um comentário:

  1. Espetacular! Como diz a famosa frase de Mon Mothma: "Se não fosse o Almirante Ackbar e seu povo, seríamos escravos do Império!"

    Os Mon Calamari são uma das espécies mais importantes da saga. Transformaram os prédios de suas cidades, e suas naves de cruzeiro em mortíferos cruzadores, que batiam de frente com os temidos Destroyeres Imperiais.

    Além disso, graças à ousadia de Raddus que o esforço da equipe Rogue One não foi em vão, resultando na destruição da Primeira Estrela da Morte.

    E graças à persistência e estratégia de Ackbar que os rebeldes conseguiram destruir a Executor, e finalmente a Segunda Estrela da Morte.

    ResponderExcluir