sábado, 13 de março de 2021

De Um Certo Ponto de Vista - Laina

“’Aqui é a Torre Dourada para o transporte Eco Delta Um, ‘ disse Ryland em seu comunicador. ‘Você está com a atmosfera liberada e pode saltar ao hiperespaço. Que a Força esteja com você.’ Ele não acreditava na Força, mas hoje, ele faria uma exceção.”

Laina é uma curta história da antologia De Um Certo Ponto de Vista. Escrita por Whill Wheaton, ela foca no soldado rebelde Ryland enquanto se lembra de uma mensagem deixada para a filha dele antes de ela partir.

Ryland é um soldado Rebelde servindo no Grande Templo em Yavin 4, que serve como quartel-general para a Aliança para a Restauração da República. Como a base rebelde em Yavin 4 é um alvo militar legítimo, Ryland enviou sua filha Laina para morar com suas tias, Eron e Rhee. Ryland então resume seu dever como um vigia e sobe no topo da Torre Dourada onde ele libera o transporte para Eco Delta Um, que está carregando Laina. Ryland chora enquanto ele observa o transporte partir com sua filha.

Dezoito horas antes, Ryland filma uma mensagem de vídeo com uma câmera para Laina, que está dormindo em seu berço. O soldado tem 38 anos-padrão, enquanto sua filha tem apenas dois. Ele conta a ela que eles chegaram lá há seis meses após sua esposa, Fiona, ter morrido. Ele explica que ambos eram mecânicos em uma colônia mineradora subterrânea em uma lua nos Territórios da Orla Exterior. Ryland se lembra que Fiona era inteligente, gentil e uma talentosa mecânica e conta a Laina que ela tinha os olhos bonitos da mãe dela e as orelhas dele, acrescentando que Fiona amava a matemática e músicas e cantava “Mamãe Lua” a Laina todo dia.

Ryland então reconta que o Império tomou controle da companhia ao insinuarem que ela não estava seguindo as normas de segurança. Ele explica que o Império necessitava de dúnio e estava fazendo o que quer que fosse preciso para obtê-lo. Contando a Laina que ele e sua esposa foram falsamente acusados por um colaborador chamado Corbin, Ryland explica que Corbin forçou a ele e a Fiona para trabalhar em turnos extras e prevenia que Fiona trouxesse Laina para a sala comunal. Quando Fiona defendeu seu marido, Corbin contou ao oficial Imperial Duggan que Ryland e Fiona eram espiões rebeldes. Duggan e seus oficiais de lealdade então ordenou que Ryland e Fiona confessassem em ser espiões rebeldes na frente de todos. Duggan então brutalmente atirou em Fiona na frente de Ryland.

O soldado rebelde explica que foi esse incidente que o motivou a se juntar à Rebelião. Ele explica que todos que se juntaram à Aliança Rebelde perderam algo, alguém, ou algum lugar que eles amavam. Ele explicou que havia perdido todos os três. Ele conta a Laina que a Tia Rhee e a Tia Eron ajudaram a família deles a escapar do Império e vai tomar conta dela enquanto pensa em como a ama muito e que elas a levarão para um lugar seguro chamado Alderaan. Ryland para a gravação e salva o arquivo, caminhando até a cama de sua filha e a acordando para a viagem. Após seu turno, o soldado recusa um convite dos pilotos do Esquadrão Azul para se juntar a eles na sala comunal. Após refletir com relação à sua filha, sua vizinha, Mol Hastur, assegura a Ryland que ele fez a coisa certa e que a Força está com a filha dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário